A avaliação enquanto componente do processo de ensino e de aprendizagem desempenha um papel fundamental como instrumento regulador e orientador da ação pedagógica e das aprendizagens. Por outro lado, a promoção do sucesso escolar e da qualidade das aprendizagens criam desafios aos docentes no âmbito da sua atividade no contexto da avaliação pedagógica.
A publicação da legislação recente, nomeadamente os Decretos-lei nºs 54 e 55/2018, de 6 de julho, assumem também particular importância nos desafios que colocam aos docentes relativamente às suas práticas de avaliação das aprendizagens e para as aprendizagens onde o papel formativo da avaliação se constitui como um processo que visa a melhoria das aprendizagens e o sucesso escolar dos alunos alicerçado num processo contínuo e relevante de intervenção pedagógica.
A análise de conteúdo dos relatórios de intervenção prioritária dos agrupamentos de escolas bem como os planos de ação estratégica dos agrupamentos indicam a importância de reforçar o trabalho cooperativo dos docentes no âmbito de novas práticas de avaliação e apontam como prioritária a formação dos docentes na área de avaliação, particularmente na conceção e aplicação de estratégias e instrumentos de avaliação.
Procura-se que a formação dos docentes em avaliação permita a sua atualização e o seu desenvolvimento profissional e tenha impacto na implementação de novas técnicas de avaliação e na melhoria da aprendizagem de cada aluno.
A modalidade de oficina de formação permitirá a investigação ação, com base na conceção de técnicas e de materiais de avaliação, monitorização dos processos, análise e reflexão sobre a prática, reorientação quando necessário e sistematização e divulgação de boas práticas.