Ação 07: 2019/2020: Avaliação das aprendizagens e para as aprendizagens no contexto de flexibilização curricular: novos desafios, novas práticas.

Publicado a 11/09/2019, 03:34 por Centro de Formação Maria Borges de Medeiros   [ atualizado a 08/10/2019, 03:18 ]



Oficina de Formação: 25HP+25TA
Registo de Acreditação: 
CCPFC/ACC-105011/19
Formadora: Rosa Santos
Local: Agrupamento Escolas Vergílio Ferreira
Grupos de recrutamento: Todos os Grupos de Recrutamento
Calendário: 
24 de outubro a 07 de dezembro de 2019

                                                                       

Descrição

A avaliação enquanto componente do processo de ensino e de aprendizagem desempenha um papel fundamental como instrumento regulador e orientador da ação pedagógica e das aprendizagens. Por outro lado, a promoção do sucesso escolar e da qualidade das aprendizagens criam desafios aos docentes no âmbito da sua atividade no contexto da avaliação pedagógica.

A publicação da legislação recente, nomeadamente os Decretos-lei nºs 54 e 55/2018, de 6 de julho, assumem também particular importância nos desafios que colocam aos docentes relativamente às suas práticas de avaliação das aprendizagens e para as aprendizagens onde o papel formativo da avaliação se constitui como um processo que visa a melhoria das aprendizagens e o sucesso escolar dos alunos alicerçado num processo contínuo e relevante de intervenção pedagógica.

A análise de conteúdo dos relatórios de intervenção prioritária dos agrupamentos de escolas bem como os planos de ação estratégica dos agrupamentos indicam a importância de reforçar o trabalho cooperativo dos docentes no âmbito de novas práticas de avaliação e apontam como prioritária a formação dos docentes na área de avaliação, particularmente na conceção e aplicação de estratégias e instrumentos de avaliação.

Procura-se que a formação dos docentes em avaliação permita a sua atualização e o seu desenvolvimento profissional e tenha impacto na implementação de novas técnicas de avaliação e na melhoria da aprendizagem de cada aluno. 

A modalidade de oficina de formação permitirá a investigação ação, com base na conceção de técnicas e de materiais de avaliação, monitorização dos processos, análise e reflexão sobre a prática, reorientação quando necessário e sistematização e divulgação de boas práticas.



Seleção de formandos:

  • 1.ª prioridade: Docentes do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira;
  • 2.ª prioridade: Docentes das Escolas Associadas do CFAEMBM;
  • 3.ª prioridade: Docentes de outros(as) AE/ ENA.



Detalhes da calendarização:


                                    outubro: 24(quinta feira) 17h00 - 21h00;

                                novembro: 08(sexta feira) 17h00 - 21h00; 09(sábado) 09h00 - 13h30

                                dezembro: 06(sexta feira) 17h00 - 21h00; 07(sábado) 09h00 - 13h30.

Nota: O calendário pode ter ajustes de acordo com as necessidades da turma e da formadora devido ao momento do ano letivo.
                                                  
Comments