* 2018/2019: Plano de Formação ACD

ACD01-2018/2019: FLEXIBILIDADE CURRICULAR E AVALIAÇÃO EXTERNA

Publicado a 09/10/2018, 03:02 por Luis Pitta CFmbm   [ atualizado a 14/02/2019, 03:31 ]

Ação de Curta Duração: 03HP
Dinamizador(a)/ Convidado(a): Paula Simões 
Local: Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira (Auditório da Escola Secundária Vergílio Ferreira)
Grupos de recrutamento: Todos os Grupos
Calendário: 
13 de fevereiro de 2019: 14h30 - 17h30
                                                                                                       

Descrição: 

No sentido de contribuir para o debate na palestra 'Flexibilidade Curricular e Avaliação Externa', sugerimos a constituição de uma 'caixa' de questões, que gostaríamos de enviar antecipadamente à  Dra. Paula Simões. 

     Agradecemos que coloquem as vossas questões no campo de observações (Ficha de Inscrição).

Os Diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas do CFAE Maria Borges de Medeiros estão a organizar um ciclo de palestras, intitulado “Caminhar é preciso”, decorrente da promulgação dos Decretos-Lei n.ºs 54 e 55/2018. O Centro de Formação, com este ciclo, pretende-se realçar a importância do conhecimento dos referenciais relativos à Flexibilidade Curricular, facilitando momentos de reflexão e debate sobre questões significativas dirigidos aos educadores e professores a lecionar nos Agrupamento de Escolas e Escolas não agrupadas associadas ao CFAE Maria Borges de Medeiros mediante inscrição.

 

A presente ACD intitulada: “Flexibilidade Curricular e Avaliação Externa”, visa desmistificar a possibilidade da articulação da flexibilidade curricular com as avaliações externas.  O mito de que se pode preparar alunos para as provas (nacionais e finais) cai por terra quando se reflete sobre a estrutura das mesmas, nos últimos anos. A mudança de paradigma está associada ao modo de preparar os alunos a partir do 1º ciclo, com vista a proporcionar a aquisição de competências, dentro do quadro do Perfil do Aluno, em que a construção do conhecimento está assente na capacidade de relacionar, aprender para a complexidade, resolver problemas, trabalhar colaborativamente, entre outras, e onde a flexibilidade curricular tem um papel fulcral, possibilitando a ligação com o mundo real.


 Christodoulou, investigadora na área da avaliação, coloca uma questão pertinente: ‘Quais as diferenças entre uma educação baseada apenas no sucesso dos exames, e outra baseada no desenvolvimento de um conhecimento e competências duradouras?’ (Christodoulou, 2016:211). A mudança de paradigma introduzida com a entrada em vigor do 54/55, conduz-nos a uma transformação real, baseada num sistema de avaliação de evidências, para tal há que mudar práticas diárias. Assim, percebemos que ‘O sucesso no exame não [será] o objetivo final da educação, mas uma medida indireta do objetivo final da educação’ (Christodoulou, 2016:211).                               


Bibliografia:

CHRISTODOULOU, Daisy (2016). Making Good Progress? The future of Assessment for Learning. Oxford: Oxford University Press.


Nota biográfica:

Paula Simões foi professora do Ensino-Básico e do Secundário desde 1986. Formadora de professores na formação inicial (inglês) e na formação contínua (Didática Específica, Avaliação e Investigação) desde 2001, com principal incidência na Avaliação das Aprendizagens e na Avaliação da Oralidade em Língua Estrangeira.

Investigadora auxiliar no estudo da implementação do projeto ?Ensino Bilingue’ (DGIDC/ British Council, 2009/2010. Coautora das Metas de Aprendizagem para as Línguas Estrangeiras (DGIDC,2009/2011).

     Assessora técnico-pedagógica no Instituto de Avaliação Educativa entre janeiro de 2011 e dezembro de 2016. Diretora de Serviços de Avaliação Externa desde janeiro de          2017.



(Ações de formação de curta duração) 

Seleção de formandos:

  • 1.ª prioridade: Docentes das Escolas Associadas ao CFAE Maria borges Medeiros;
  • 2.ª prioridade: Docentes de outras Escolas.

O Link de Inscrição:

                                      ACD01-2018/2019: FLEXIBILIDADE CURRICULAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: INSCRIÇÕES ENCERRADAS



Detalhes da calendarização


fevereiro:    13 (quarta feira)  14h30 - 17h30


Código QR para usar com dispositivos móveis:

 

1-1 of 1