O ensino prático da genética/biologia molecular, têm sido frequentadas por professores dos ensinos Básico e Secundário. Foi verificado, no entanto, que a maioria dos docentes, após terem recebido a formação, não tem acesso a equipamento e recursos que permitam por em prática os conhecimentos obtidos. A maior parte das Escolas Secundárias não está apetrechada com o equipamento necessário para aulas práticas por este ser muito dispendioso. Para além disso, verificou-se, igualmente uma necessidade de material biológico adequado às experiências a desenvolver.
Nesse sentido, o Instituto Nacional de Engenharia, tecnologia e Inovação, submeteu ao Programa Ciência Viva um projecto intitulado “Kits escolares - aulas práticas de Genética Molecular”, visando o desenvolvimento de equipamento e de materiais acessíveis, assim como de protocolos facilmente implementáveis num contexto escolar.
Esse projeto encontra-se a decorrer e desde 2007 estão disponíveis cerca de 100 kits que foram fornecidos gratuitamente às escolas que o solicitarem.
Em 2009/2010, e na sequência do protocolo assinado com O Ministério da Educação, foram entregues a todas as escolas do país os referidos kits, tornando-se premente a actualização dos docentes nesta temática.
Embora muitos professores de biologia tenham já frequentado ações de formação da área da biologia molecular, existe uma clara necessidade de formação, propositadamente dirigida para o referido kit, tanto para conhecer as suas particularidades como para a familiarização com a sua aplicação numa sala de aula.