Ação 04: 2016/17: GApE "Gestão de Conteúdos Pedagógicos com o G Suite (Google Apps para Escolas)"

Publicado a 23/11/2016, 08:13 por Bruno Henriques   [ atualizado a 25/05/2017, 03:32 por LP AEBenfica ]
G Suite na Educação - Edição de 2017


Algumas frases retiradas, aleatoriamente, dos relatórios finais de reflexão critica


A ação realizada superou bastante as minhas expectativas, pelo que a avalio com Excelente.


A ação de formação ultrapassou as expectativas, pois o G Suite também permite a organização da vida pessoal.

O formador referiu-se ao mundo da tecnologia digital como “o admirável mundo novo”. Esta frase retrata bem o que senti relativamente a esta formação: abriu-me uma porta para um mundo desconhecido de utilizar e cruzar aplicações que permitem não só facilitar e potencializar o meu trabalho, mas também melhorar a forma como utilizo as tecnologias na promoção do meu bem-estar.


De salientar ainda as experiências de comunicação online e em tempo real entre o formador e os formandos, dando-nos também novas perspetivas e formas de trabalhar.

O formador, apesar de dominar perfeitamente o assunto, foi capaz de reconhecer as dificuldades dos formandos e de apresentar os conteúdos sob uma perspetiva de aprendiz.

As minhas espetativas eram muito baixas, já que, pensava eu, iria ouvir aquilo que de uma forma ou outra já conhecia. No entanto, rapidamente estas espectativas mudaram, já que os conteúdos, a profundidade da abordagem, os desafios propostos, ultrapassaram os meus reduzidos (digo agora eu) conhecimentos de então sobre o assunto.


Neste ambiente, no grupo de Formação facilmente cresceu um espírito de entreajuda e de partilha de conhecimentos, desenvolvendo-se ao longo das sessões excelentes relações de trabalho.

Em conclusão, esta ação de formação ultrapassou em muito as minhas expetativas.

O empenho do formador e o ambiente descontraído proporcionados foram determinantes para o bom trabalho desenvolvido apesar, muitas vezes, do cansaço dos formandos.

Com um simples telefone (esperto…) posso preparar aulas, classificar trabalhos, registar fotografias dos mesmos, fazer avaliações, elaborar testes, fazer questionários, consultar documentos e mapas... Não é isto fantástico num bocado de plástico que cabe na palma da minha mão?



Google Apps passou a chama-se G Suite. Um novo nome, para o mesmo serviço.
Saiba mais sobre a mudança de nome.

Uma introdução prática ao "G Suite para Educação"

Código da ação: 2016/17: Ação 04


Curso de Formação: 25 Horas (1 UC) 

Registo de Acreditação: CCPFC/ ACC - 78259/14 (ver documento da acreditação)

Formador: Luís de Spínola Pitta (Grupo de Informática, G550)

Local: Sala B112 (Bloco B, Piso 1, Sala 12)

Escola EB23 Pedro de Santarém (Agrupamento de Escolas de Benfica)

Grupos de recrutamentoEducadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

CalendárioDurante os meses de janeiro e fevereiro de 2017 (ver detalhes mais abaixo)


Descrição


A Escola Secundária José Gomes Ferreira, agora sede do Agrupamento de Escolas de Benfica, é pioneira na utilização da G Suite para Educação (conhecido antes por Google Apps para Educação), sendo uma das primeiras Escolas do país a utilizar esta tecnologia online junto da sua comunidade educativa agora expandida a 2700+ alunos, 280+ Professores e 70+ funcionários.

O ecossistema de aplicações G Suite para Educação é composto por um conjunto alargado de ferramentas online sendo o grupo principal constituído pelas seguintes aplicações, todas acessíveis através de uma ÚNICA identificação digital (login e password):

1. Google SITEs: Construtor de sites / "ilhas" de informação. O site principal do Agrupamento e o site do CF foram ambos construídos a partir desta aplicação.

2. Google DRIVE: Armazenador de ficheiros de tamanho ilimitado (na versão de Educação). Sim é mesmo ilimitado!

Inclui o Office online: Google Folhas de cálculo, Google Documentos, Google Apresentações, Google Desenhos e Google Os meus Mapas.

3. Google Formulários: Criação de testes de Escolha múltipla, formulários online e inquéritos.

4. Google Gmail (Caixa de correio Gmail).

5. Google Calendário (Agenda colaborativa de marcação de todos os tipos de atividades)

6. Google Photos (Gestor de álbuns fotográficos)

7. Youtube (inclui Editor online de clips de video, inserção de banda sonora, etc.)

8. Hangouts: Para comunicação em tempo real utilizando texto, voz e video.

9. Google Grupos: Para criação de email de grupo e fóruns de discussão.

10. Google+: A rede social da Google. Inclui a possibilidade de criar Comunidades e Coleções.

11. O Google Classroom que permite entre outras funcionalidades, a recolha e a avaliação de trabalhos de uma forma automática. Aplicação mais recente com um impacto muito importante junto dos Professores.

12. As versões móveis das principais aplicações G Suite que funcionam em perfeita integração a partir dos nossos telemóveis (Android e Apple)

13. O poderoso e rápido navegador de Internet Google Chrome que será utilizado em completa exclusividade.

(As muitas outras aplicações que não foram aqui listadas e que fazem parte do G Suite para Educação podem ser consultadas na seguinte página da Google: www.google.com/intx/pt-BR/edu/)


Este conjunto de aplicações encontra-se disponível a toda a comunidade educativa, onde cada professor, cada aluno e cada funcionário através da sua conta pessoal tem acesso imediato (como proprietário, editor ou simplesmente visualizador de conteúdos, conforme o nível de partilha e colaboração estabelecido pelo proprietário dos recursos) a todo o conjunto de aplicações que funcionam de um modo interligado.

A capacidade ilimitada de armazenamento é uma característica única e muito importante, pois permite a partilha de recursos que antes seria impossível ou muito mais difícil. Tanto no DRIVE, como no Gmail e no Google Fotografias o espaço de armazenamento é ilimitado!


A adesão a este serviço é totalmente gratuita para as Escolas e organizações sem fins lucrativos e deve ser feita a partir do seguinte formulário disponibilizado pela própria Google Educação.

Esta ação de formação, destinada a Professores de todos os níveis de ensino, irá colocar nas suas mãos, este poderoso conjunto de aplicações, que permitirá a rápida construçãoatualização partilha dos diversos tipos de materiais pedagógicos incluindo apresentações, folhas de cálculo, desenhos, som, imagem e vídeo, sem necessidade de qualquer tipo de conhecimento avançado de informática, nem tão pouco da instalação de aplicações no seu computador pessoal.

No início da ação cada formando criará o seu próprio portefólio digital (Google SITEs) onde definirá as suas próprias metas a atingir, incluindo o tipo de material a criar/produzir/converter ao nível da unidade curricular / disciplina escolhida dentro do seu grupo disciplinar.


Modelo de financiamento: "Oferta de Escola"

Valor de inscrição: Gratuito


Seleção de formandos

  • Nº máximo de participantes: 20
  • 1ª prioridade: Por ordem de inscrição dos docentes do Agrupamento de Escolas de Benfica
  • 2ª prioridade: Por ordem de inscrição dos docentes das escolas associadas ao CFAEMBM
  • 3ª prioridade: Por ordem de inscrição dos docentes de outras escolas


Inscrição
  • Para se inscrever deve preencher o seguinte formulário online:
Sites.cfmbm.info/inicio/5-area-de-inscricao/inscricoes


Devido ao elevado fluxo de 
inscrições
Inscrições Encerradas a 15/dez às 17:15h.



No campo "Pretendo inscrever-me na seguinte ação de formação *"
deve escolher a opção "2016/17: Ação 04"


Calendário detalhado
(Inclui sessões presenciais e sessões online)




Área de trabalho de acesso exclusivo

(atualizado a 11jan2017)



Não utilizar o site inicial:
https://sites.google.com/cfmbm.info/gsuite2017